Em 2018 a emissora Fox TV na Turquia estreou o drama Yasak Elma (O Fruto Proibido) em sua programação. O folhetim, de imediato, conseguiu seu espaço na grade da emissora turca e permanece no ar até hoje, sendo uma das maiores audiências do canal.
Atualmente a Fox exibe a quinta temporada dessa telenovela que catapultou os nomes das atrizes Eda Ece e Şevval Sam, as quais se converteram em grandes estrelas na Turquia. Em meio a tanto sucesso, a Fox TV na Turquia parece insistir no produto e pretende produzir uma sexta temporada, conforme divulgou a jornalista Birsen Altuntaş.
Na Turquia, a série já ultrapassou a marca de 100 episódios, os quais são exibidos semanalmente com uma arte de 2 horas. Enquanto isso, na versão internacional o número de episódios já se aproxima de 300, os quais possuem cerca de 45 minutos de arte.
O produtor Fatih Aksoy, fundador da Med Yapım, comentou recentemente que quer superar seu próprio recorde e pretende ultrapassar com Yasak Elma os 200 episódios.
O motivo do sucesso
O sucesso desse melodrama consiste na sagacidade das escritoras Melis Civelek e Zeynep Gür, as quais reinventam o roteiro da novela a cada nova temporada. As roteiristas são especialistas em criar situações folhetinescas que capturam a atenção do público, como a rivalidade infinita entre as personagens Ender e Yıldız.
As duas primeiras temporadas de Yasak Elma são apenas o rascunho do que a trama se converteria nas temporadas seguintes: um ambiente de muita disputa por poder e várias intrigas, isso porque os episódios que englobam essas duas primeiras partes ainda abrem espaço para uma história de amor entre os personagens Alihan (Onur Tuna) e Zeynep (Sevda Erginci).
Contudo, com a saída destes no final da segunda temporada, a história ganha um salto no tempo e retorna recheada de intrigas, traições, falsidade e muitas reviravoltas. Esses elementos foram os responsáveis por converter o drama no mais assistido da emissora.
Qual a história de Yasak Elma?
Um mundo recheado de luxo, festas e mansões. Mas o que ocorre quando as luzes se apagam e os convidados vão embora? Temos um universo onde o poder e o dinheiro estão acima de tudo e o amor é apenas uma distração.
A trama acompanha a rotina de duas irmãs que vivem em uma simples pensão nos arredores de Istambul. Yıldız (Eda Ece) e Zeynep, unidas pelo mesmo sangue, porém com personalidades diferentes. Yıldız sonha em conseguir um marido rico para sair da pobreza, enquanto Zeynep pensa que o luxo não é tão importante e prefere se concentrar em seu trabalho.
O destino dessas duas irmãs muda por completo quando Yıldız começa a trabalhar para a família Argun e recebe uma proposta ousada de sua patroa, a socialite Ender Argun (Şevval Sam). O plano de Ender é que Yıldız seduza seu esposo Halit (Talat Bulut), para que possa acusá-lo de traição e então pedir o divórcio e uma parte da fortuna. Porém Yıldız toma proveito e decide que não só seduzirá Halit como também será sua nova esposa, mas para isso primeiro precisa se livrar de Ender.
Enquanto Yıldız vive em guerra com Ender por poder e riqueza, Zeynep precisa lidar com seu novo chefe, Alihan Taşdemir, um homem egocêntrico e que resulta ser irmão da ex-mulher de Halit. Com o tempo Alihan e Zeynep acabam se apaixonando, porém é um amor ameaçado, já que muitos segredos e reviravoltas estão por vir.
Exibição internacional
A novela está sendo exibida no Chile e no México, além de já ter sido adquirida pela empresa Atresmedia para uma futura exibição na emissora Nova na Espanha.
O melodrama possui dublagem em português feita diretamente para os países Angola e Moçambique para a emissora Zap Novelas. Nesse canal, foram exibidas apenas as 3 primeiras temporadas do folhetim.
Confira as chamadas de estreia: