Mais de 40 anos após o fim da produção do seriado Chaves, os bastidores da atração criada por Roberto Gómez Bolaños segue dando o que falar entre seus fãs. Uma das maiores polêmicas da produção mexicana envolve a despedida do ator Ramón Valdés, que interpretava o divertido Seu Madruga.
O pai de Chiquinha (María Antonieta de las Nieves) fazia parte do programa desde seu início, mas acabou deixando a história em 1979, quando estava em curso sua sétima e última temporada. Durante anos, acreditou-se que Valdés teria optando por se desligar do elenco em virtude de conflitos com Bolaños.
Recentemente, porém, uma nova versão dos fatos surgiu. Em agosto de 2020, o canal argentino El Nueve recebeu a filha do ator, Carmen Valdés, para uma entrevista exclusiva, na qual ela revelou que a culpa por seu pai ter saído de Chaves era de uma terceira pessoa: Florinda Meza, a dona Florinda!
“Houve uma situação que se complicou um bocado quando Florinda começou a sair com Roberto de forma oficial. Ela começou a tomar certas liberdades que não lhe cabiam, como querer dirigir os atores, dizer o que eles deviam fazer [em cena]…”, enumerou Carmen na ocasião.
“[Valdés] não gostou dessa situação de tensão e pressão, em que Florinda começou a querer tomar as rédeas. Ela se metia bastante, não era pouca coisa. Foi aí que meu pai decidiu deixar o programa”, concluiu, em sua participação no programa local Quedate.
Mais ou menos na mesma época, outro ator fundamental também saiu de Chaves – Carlos Villagrán, intérprete de Kiko -, o que levou ao cancelamento do programa no início de 1980.
Ramón Valdés chegou a trabalhar posteriormente com Carlos em outros dois programas, Federrico (1982) e Kiko e Sua Turma (1987-1988), antes de falecer em agosto de 1988, vítima de câncer de estômago.