A já intrincada questão em torno dos direitos autorais sobre os seriados Chaves e Chapolin acaba de ganhar um novo capítulo – e dos mais folhetinescos.
O programa de televisão Ventaneando (Ventilando) informou nos últimos dias que a atriz Florinda Meza pretende acionar a Justiça a fim de reivindicar para si a propriedade legal sobre a obra de seu falecido marido, Roberto Bolaños.
Segundo a atração da TV Azteca, a eterna Dona Florinda conta com a assessoria jurídica do advogado Guillermo Pous nesse processo.
“Florinda Meza tem conversado com ele a respeito de seus direitos literários como co-autora do programa de Bolaños e da negociação para sua retransmissão, além da propriedade intelectual, imagem e direitos biográficos, tanto dela como de Chespirito“, informou a jornalista Pati Chapoy no programa.
Caso insista em levar a questão às instâncias superiores, Meza terá de bater de frente nos tribunais com o próprio enteado, Roberto Gómez Fernández. O filho de Roberto Bolaños é atualmente o detentor legal de todos os conteúdos relacionados ao Grupo Chespirito, fundado por seu pai.
Partiu dele, inclusive, a decisão de romper o acordo histórico da companhia com a Televisa, o que levou os seriados Chaves e Chapolin a terem suas transmissões interrompidas em canais de TV em todo o mundo. Aqui no Brasil, eles iam ao ar pelo SBT e pelo canal pago Multishow.