A Colômbia está em polvorosa por conta das últimas medidas do governo do presidente Iván Duque. O projeto de reforma tributária proposto pelo governante caiu como uma bomba diante da população e deu margem a uma série de protestos nos últimos seis dias, os quais já deixaram mais de 800 feridos e 17 mortos.
Dada a gravidade desse panorama, diversos artistas de renome se manifestaram a respeito desse lamentável acontecimento político. Um deles foi Maluma, que publicou recentemente no Instagram um vídeo onde deixa muito clara sua posição particular em torno do tema.
“Realmente não estou de acordo com ela [a reforma tributária]. Mas me parece uma cagada, em todo o sentido da palavra, como tais vândalos foram às ruas para fazer o que fizeram ontem. Essa não é a forma. Creio que há muitas maneiras de protestar, e a melhor maneira de fazer isso é de forma pacífica. A única coisa que estamos fazendo aqui é colocar o dedo na ferida ao invés de ajudar”, declarou.
Opinião similar foi manifestada por Carlos Vives através do Twitter. “O espaço para as pessoas se manifestarem é muito importante. [Mas] isso deve acontecer em paz. O caminho de buscar consensos é mais difícil, porém necessário”, considerou o cantor.
Karol G, por sua vez, pareceu enxergar a questão de um ângulo um pouco diferente “Minha alma e coração estão com o meu país, com a esperança de que a luta, a voz e o sangue que foi derramado tenham eco e gerem uma mudança. Iván Duque, escute o seu povo!”, pediu a intérprete de Bichota.
Entre os poucos artistas colombianos que não se manifestaram a respeito de tão relevante assunto para sua terra natal, estiveram Shakira – como de costume – e, para surpresa de muitos, J Balvin. Isso fez com que os dois músicos fossem alvo de críticas nas redes sociais.
Com informações do portal La Tercera.