Passados 18 anos desde sua última colaboração como roteristia da série animada Os Simpsons (1989-atual), o escritor John Swartzwelder revelou informações exclusivas sobre as aventuras dos personagens de Springfield.
John fez parte da equipe de roteiristas da série clássica entre os anos de 1990 a 2003, e foi responsável por escrever um total de 59 episódios. Recentemente, o escritor contou algumas curiosidades para o The New Yorker sobre o processo de elaboração dos episódios do show.
Segundo John, no início da produção da série os executivos da Fox deram carta branca para os escritores desenvolverem as histórias de cada episódio. “Tudo que tinhamos que fazer era agradar a nós mesmos“, disse.
O roteirista também explicou como funcionava o processo de escrita de cada episódio do programa. “Cada escritor fica responsável por uma história, muitas vezes algo que ele próprio criou, embora nem sempre. Então todos (equipe de escritores) passam alguns dias na sala de roteiritas, e juntos, ajudam a desenvolver a história, escrever as piadas, etc.“, comentou.
“Em seguida, o escritor escreve um esboço e logo depois todos voltam para a sala e fazem mais alterações, ou seja, acréscimos e novas piadas. O escritor escreve o primeiro rascunho e depois volta para a sala para reescrevê-lo ainda mais. O roteiro é reescrito novamente após a leitura e após a projeção do animatic. Pode haver outras avaliações que eu esqueci. Se uma piada sobreviver a tudo isso, provavelmente é muito boa“, continuou o escritor.