Enquanto a comunidade LGBTQIA+ comemorava o dia internacional que se celebra o combate da homofobia, em Portugal o público decidiu por manter um participante que teve atitudes homofóbicas dentro do Big Brother local exibido pela TVI, e para piorar, eliminou o único participante gay, que havia sido vítima de um comentário ofensivo deste outro.

Hélder Teixeira, o participante que ficou conhecido por ter proferido uma fala de cunho machista e homofóbica sobre o brother Edmar, na ocasião comentou à uma outra colega de confinamento “Eu prefiro ser mulherengo do que ser gay como ele“, foi colocado sobre o julgamento popular ao longo da semana em uma votação que deveria decidir a permanência dele no jogo ou não, já que o programa entendeu que as falas eram ofensivas. A produção do reality comunicou a todos sobre ocorrido, e deu a Teixeira a oportunidade de se defender.


Na noite deste domingo (17), Helder recebeu a notícia de que as pessoas fora da casa haviam optado pela permanência dele, anulando assim o eventual “cancelamento” repercutido a nível mundial. Em contrapartida, Edmar, o rapaz declaradamente homossexual enfrentava o paredão com outros dois participantes (Daniel e Noélia) e recebeu a triste notícia que havia sido eliminado com 52% dos votos.
Nas redes sociais, os internautas comentaram as decisões tomadas pelo público do programa e alertaram sobre o preconceito ainda existente na sociedade diante tal situação.
Hoje é dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, Tvi expulsa gay e mantém homofobico dentro da casa, Portugal no seu melhor mm
— §uck (@nemtouagozar) May 17, 2020
https://twitter.com/josituita/status/1262156910326951936
https://twitter.com/josituita/status/1262162083329781764
Reprodução: Twitter