Nesta segunda-feira (26/04), o canal Las Estrellas no México estreou sua nova telenovela do horário das 16h30, em substituição a Quererlo Todo. A nova produção possui o título de Diseñando tu amor, sob a produção executiva de Pedro Ortíz de Pinedo (Cita a Ciegas) e protagonizada por Gala Montes (El señor de los cielos) e Juan Diego Covarrubias (De que te quiero, te quiero).
O folhetim é um remake da telenovela portuguesa Meu amor, ganhadora do Emmy Internacional de melhor telenovela em 2010.
Principais acontecimentos do primeiro episódio
A história dá largada na cidade de Querétaro no México, onde Valentina (Gala Montes) e sua irmã Nora (Ale Müller) residem junto com seu pai e trabalham para um homem muito rígido chamado Armando Manrique de Castro (Marco Muñoz). Ricardo (Chris Pascal), que é filho de Armando, possui um relacionamento com Valentina, porém mantem o mesmo sob segredo, pois sabe que seu pai nunca permitirá que ele se envolva com uma empregada.

Paralelo a isso, Claudio (Juan Diego Covarrubias) visita Armando para cobrar-lhe um empréstimo que o mesmo está devendo, e nessa ocasião ele acaba tendo seu primeiro encontro com Valentina. Contudo, os dois apenas trocam olhares.
Armando está ciente que alguém próximo a ele está desviando dinheiro de sua propriedade. Resulta que a pessoa por trás desse crime é seu filho Ricardo, o qual transfere altas quantias para a conta de Valentina.


Após descobrir que só pode fazer uso do dinheiro com a presença de Valentina, Ricardo a convida para fugir do povoado com a alegação que somente dessa maneira poderão viver seu amor em liberdade. No entanto, Nora acaba revelando toda a trama dos dois para Patricia (Martha Julia), irmã de Ricardo.


Armando logo descobre que Ricardo é a pessoa que o está roubando e após a confissão de Patrícia, o mesmo acaba por impedir a fuga de seu filho e Valentina. Logo após, Armando expulsa Valentina e Nora de suas terras. Desoladas, as irmãs partem para a Cidade do México em busca de apoio, já que neste momento o pai delas está prestes a embarcar em um avião para uma viagem a mando de Armando. Durante a viagem, há uma turbulência. Já na cidade, Valentina se sente mal e em seguida vê uma miragem de seu pai.
FOI UM BOM INÍCIO?
Bebendo do melodrama tradicional, Diseñando tu amor apresenta uma narrativa simples, abordando elementos clássicos como o amor impossível e conflitos familiares. O folhetim assinado pela equipe de roteiristas Guillermo Quezada Correa, José Enrique Jimene Díaz, Oscar Ortíz de Pinedo e Gabriel Rojas Carrillo teve uma boa apresentação da trama e de seus personagens.
Nesse primeiro momento já fica claro a função de cada personagem dentro da trama, e esse parâmetro foi bem destacado pelo roteiro através do caráter dos personagens. O protagonista Claudio, por exemplo, em determinado momento ajuda uma senhora que estava prestes a ser despejada, fato este que expõe a figura de um herói principal.


Vale mencionar também os diálogos engajados sobre empoderamento feminino. Cada personagem feminina apresentada surgia com algum diálogo sobre o tema. Contudo, os roteiristas precisam ficar mais atentos quanto a algumas situações, como o fato de Valentina se destacar como uma mulher inteligente e forte, porém acaba assinando vários papéis a mando de Ricardo sem ler uma linha sequer. Isso é demonstrar inteligência?
PARTE TÉCNICA
Para uma produção vespertina, essa telenovela de Pedro Ortíz não fica devendo em critérios técnicos, possuindo bons instrumentais e uma fotografia sem grandes exageros de filtros. Todavia, a direção de cena da trama, assinada por José Manuel Fernadez, Guido Sánchez e Juan Carlos Muñoz, é fraca. Em algumas cenas alguns atores estão totalmente perdidos e exagerados, como Marco Muñoz. O tema de abertura, intitulado de Un amor a la medida, interpretado por Gala Montes, é muito agradável de escutar.


ATUAÇÕES
Gala Montes debuta como protagonista na Televisa e a atriz tem carisma e presença em cena. Juan Diego Covarrubias teve uma apresentação interessante, e pela primeira troca de olhares aparenta ter uma boa química em cena com Gala. No campo mais jovem, Ale Müller (com o babyliss intocável, risos), não convence em momento algum como uma garota do povoado. Como primeiros atores vale destacar a presença de Sergio Goyri e Maria Sorté.


O que esperar da novela?
O folhetim parece ser bem clássico, fazendo uso de situações corriqueiras de melodramas tradicionais, além de seguir uma linha mais romântica. Esses elementos representam um combo atrativo, desde que sejam bem conduzidos.

