Sem muito alarde, a emissora Fox na Turquia, estreou no último dia 17 de março sua nova novela (série turca), a qual tem por título Baraj (Barragem, em tradução literal) . A trama é uma releitura do filme turco de mesmo nome levado às telinhas em 1977.
A trama está protagonizada por Feyyaz Sinan (Kadın), Biran Damla Yılmaz e Burak Yörük (4N1K). Med Yapım em conjunto com a No:9 Productions são as empresas responsáveis pela produção. O roteiro e a direção estão a cargo de Hasan Tolga Pular (No: 309).
A HISTÓRIA
Nehir (Biran Damla Yılmaz) é uma órfã que foi tirada das ruas por Zerrin (Sumru Yavrucuk), a quem ela considera como uma mãe. As duas levam a vida aplicando golpes em homens ricos do país. Nehir não gosta da vida que leva, e lamenta o fato de nunca poder ser ela mesma, sempre recorrendo a diferentes personalidades a fim de enganar suas vítimas.
Ao conhecer Nazım (Feyyaz Sinan), um mestre de obras que trabalha na construção de uma barragem, a perspectiva da garota muda, pois com ele não existe segredos e nem identidades falsas, ela pode ser ela mesma. Os dois mantém contato por meio da internet, porém nunca se conheceram pessoalmente.
Em uma de suas conversas Nehir envia uma foto sua e cobra uma de Nazım, todavia o mesmo temendo que a garota o rejeite devido a cicatriz que leva em seu rosto, acaba mandando a foto do rosto de um dos operários da construção – Tarık (Burak Yörük) -, o qual resulta ser filho do dono da empresa responsável pela obra e que é enviado para a construção como forma de punição por suas atitudes irresponsáveis.
Após descobrir que o último homem que aplicou um golpe está internado em estado grave por ser alérgico as pilulas para dormir, as quais colocou em sua bebida, Nehir decide abandonar a vida criminosa e encontrar com seu amante virtual.
A chegada repentina de Nehir na barragem faz com que Nazım peça a Tarık para trocarem de identidade, apenas por um momento. Entretanto, quando Tarık conhece Nehir ele sente uma atração instantânea pela garota, e decide virar o jogo e ditar suas próprias regras.
FOI UM BOM INÍCIO?
A trama possui um argumento interessante, porém peca, nesse primeiro momento, pela ausência de núcleos paralelos, os quais poderiam dar supote à história. Todavia, a estreia não chega a ser agonizante, talvez esse seja um problema para o decorrer da trama, já que inicialmente o ideal é apresentar bem o conflito principal e os personagens responsáveis por movimentar este.
Quanto a parte técnica, a novela está de parabéns. A produção possui o mesmo cuidado que outras turcas, uma fotografia bonita, direção caprichada com planos abertos, cenários realistas e uma trilha sonora bem envolvente.
E O ELENCO?
O trio protagonista está muito bem, todos no tom correto e bem carismaticos. Vale também destacar a presença de grandes atores como Sumru Yavrucuk (Fatmagül’ün Suçu Ne?) e Sait Genay (Sen Anlat Karadeniz).
UM ÍNICIO ENVOLVENTE
Baraj teve uma boa estreia e acertou ao desenvolver o conflito principal logo na estreia. Espera-se que a adaptação consiga adequar o formato e entregar boas reviravoltas e um desenvolvimento coerente.
Confira o trailer da novela (série turca):
Deixem recomendações nos comentários, até breve!