Escrita por Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos, dono do SBT “As Aventuras de Poliana” é uma inspiração nos livros de Eleanor H Porter “Pollyana” (1913) e “Pollyana Moça” (1915) considerado um clássico da literatura infanto-juvenil ao longo do século XX.
O que muita gente não sabe é que a história da garota órfã que vê o lado positivo das coisas já teve várias adaptações para a TV e o cinema em todo o mundo.
Uma das versões mais curiosas, o filme do gênero musical feito para a TV “Polly” de 1989, dirigido por Debby Allen e exibido pela rede estadunidense NBC foi produzido com elenco totalmente constituído de atores negros de origem afro-americana, com exceção da atriz branca Celeste Holm e chama bastante atenção por colocar este grupo étnico-racial em postos de destaque em uma sociedade que até então marginalizou pessoas tidas de cor.
Na história que se passa no estado do Alabama na década de 1950, após ficar orfã Pollyana (Keshia Knight Pulliam) é enviada para a casa de sua tia Polly Harrington (Phylicia Rashad) em uma cidade do interior também chamada Harrington a qual seus familiares são fundadores nos tempos de segregação racial. Um elemento crucial no enredo é a divisão da cidade dada por uma ponte que fora destruída após um incêndio que ninguém sabe quem causou e é motivo de suspeitas de uns aos outros. Em meio a uma época de cisões e ódio espalhado, Polyanna tenta sempre passar para as pessoas o jogo do contente, vendo o lado bom das coisas.
Nesta versão, a protagonista também sofre um trágico acidente que a deixa temporariamente sem poder andar, porém, diferente de outras versões onde ela é atropelada ou da versão do SBT que preferiu ousar utilizando elementos fantasiosos, a garota cai de uma altura de dois andares depois de subir em uma árvore.
O musical provou-se um sucesso em audiência e no ano seguinte ganhou uma continuação intitulada “Polly: Come Home” (Pollyana volta para casa, em tradução literal). Os filmes são distribuídos em DVD pela Disney e podem ser encontrados facilmente no Youtube e na internet.