Pirataria impediu projeção do RBD no streaming todos esses anos, afirma empresário: “Afetou a todos”

Picture of Cadu Safner
Cadu Safner
Capa do disco Ser ou Parecer do grupo RBD (Reprodução)
Capa do disco Ser ou Parecer do grupo RBD (Reprodução)
O empresário Guilermo Rosas, atual CEO do RBD (ou RB2), concedeu uma entrevista reveladora para a Billboard e contou que o impedimento de toda a discografia do grupo mexicano nos streaming decorre simplesmente da pirataria desenfreada a qual estiveram reféns. “As pessoas carregavam ilegalmente a música o tempo todo e isso afetava a todos. Ninguém estava monetizando essas transmissões, mas os fãs também estavam tendo uma experiência ruim. A música estaria lá em um dia e seria retirada no dia seguinte”, explicou.
Rosas é dono da T6H Entertainment e também administra Anahí, Christian e Christopher. Ainda segundo ele, a história sobre os direitos da discografia do RBD “é bem complexa e envolvem muitas entidades”. “Quando a novela acabou e a banda se separou, a licença para o nome nunca mais foi renovado”, explicou ele, que agora firmou parceria com a Televisa como empresário do RBD.
Ex-integrantes do RBD ao lado do empresário Guilermo Rosas (Divulgação)
Ex-integrantes do RBD ao lado do empresário Guilermo Rosas (Divulgação)
Conseguir a renovação da licença e agora lançar o catálogo em plataformas de streaming foi um esforço de equipe. E nos últimos 2 anos, temos sido persistentes. Mas os fãs são realmente os heróis aqui, eles continuaram nos incentivando a fazer o nosso trabalho e bem, fizemos.”
O empresário também demonstra pé no chão em relação a um possível retorno da banda com os seis integrantes, uma vez que todos eles estão envolvidos em projetos bem distintos. “Os seis membros da banda têm uma carreira independente e escolheram caminhos diferentes, mas se há algo que todos eles têm em comum é o amor que sentem por seus fãs”.
Guilermo com Maite Perroni e Christian Chávez (Reprodução)
Guilermo com Maite Perroni e Christian Chávez (Reprodução)
Ainda sobre a chegada oficial dos álbuns do RBD ao streamings de música ele diz: “Para mim, pessoalmente, [o lançamento do catálogo] significa que estou movimentando a energia de milhões de pessoas para que algo maior do que o lançamento do catálogo possa acontecer. Isso moverá muitas pessoas e essa energia é muito poderosa. Quem sabe o que ou se algo mais pode acontecer, mas estamos dando um passo de cada vez.
Picture of Cadu Safner

Cadu Safner

Jornalista e editor-chefe do site Estrela Latina e repórter no portal LeoDias. Passou pela RedeTV!, Band, AllTV e nos portais Terra, Notícias da TV e Observatório da TV (UOL).

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter