Ao que parece, o público mexicano tem reprovado o modelo atual de se produzir novelas no país. De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Nielsen/Ibope as tramas inéditas da rede mexicana tem ficado bem aquém se comparado com outras épocas.
O sinal é de alerta e tensão nos bastidores da empresa eterna parceira do SBT. No início deste mês, a novela de humor La Mexicana y el Guero foi movida para o horário da tarde após chegar a ser derrotada por um reality da concorrente TV Azteca. A aposta do ano, “Império de Mentiras”, protagonizada por Angelique Boyer e a qual tem sua exibição no principal horário da faixa noturna tem marcado os piores índices da emissora, chegando a ser menos vista que as reprises de Coração Indomável e A Dona no horário do almoço e início da tarde.
No sentido contrário da má fase das histórias inéditas, as reprises tem conquistado o telespectador com números que não eram vistos na grade da rede em anos. A Dona, novela exibida por aqui em duas ocasiões, não para de crescer, e chegou a bater recorde de audiência na casa dos 17 pontos, atualmente é o folhetim nº1 na terra da tequila. Na TV Azteca, a reta final da reexibição de Betty, a Feia tem sugado parte dos números no horário noturno.
Veja alguns números registrados no México na última quarta-feira (28), de acordo com a medição do grupo Ibope:
Las Estrellas (Televisa)
Corazón indomable (R) 11.8
Soy tu dueña (R) 17.3
Como dice el dicho 13.2
La mexicana y el güero 10.9
La rosa de Guadalupe 11.9
Vencer el desamor 11.8
Imperio de mentiras 9.7
En punto 8.5
Tercer grado 2.3
Azteca 1
Exatlón 9.0
Imagen TV
Omer 1.3
Cennet 1.8
El otro lado del paraíso 2.1
Señora Fazilet 2.8
Tierra amarga 3.9