Morte da atriz Edith González completa um ano; relembre sua história

Picture of Cadu Safner
Cadu Safner

Há exatamente um ano falecia aos 54 anos a atriz mexicana Edith González, numa quarta-feira, vítima de câncer no ovário. A impactante notícia foi informada por sua amiga de muitos anos, a atriz Leticia Calderón. “Guerreira, vamos sentir sua falta!“, escreveu a eterna intérprete de Esmeralda (1997).

No Brasil, González ficou conhecida por novelas como Coração Selvagem (1993), Camaleões (2009), Mundo de Feras (2006), Salomé (2001), Chispita (1982) e Mulher de Madeira (2004). A luta da atriz contra o câncer teve início em 2016. Em 2018 ela chegou a anunciar seu retorno ao trabalho com o espetáculo teatral Entre Mulheres.

Edith González (Divulgação)
Edith González (Divulgação)

Em Coração Selvagem ela alcançou o sucesso internacional ao interpretar a Mônica e dividir cena com Eduardo Palomo, falecido em 2003, vítima de ataque cardíaco. A atriz deixou Constanza, fruto de seu relacionamento com o político Santiago Creel Miranda.

Edith González (Divulgação)
Edith González (Divulgação)

Sua última novela exibida pelo SBT foi Camaleões, onde contracenou com Belinda (Cúmplices de Um Resgate/2002Amigos Para Sempre/2000) e Alfonso Herrera (Rebelde 2004-2006). Em Mundo de Feras (2007), a Edith viveu a inescrupulosa Joselyn, um dos maiores papeis de sua carreira.

Edith González em Dona Bárbara (Divulgação)
Edith González em Dona Bárbara (Divulgação)

Desde meados de 2010 a atriz não tinha vínculo com a Televisa, emissora da qual fez toda sua carreira na TV. Seu último trabalho na emissora foi justamente Camaleões e Bailando Por Um Sonho. Só que a história sobre a sua saída do canal nunca ficou clara. “Eu fiz Mundo de Feras, Bailando Por Um Sonho, como maneira de fazer pontos para ver se me recontratavam, e não me recontrataram. Em vez disso, fui enviada para a Colômbia para fazer Dona Barbara”, disse ela em uma entrevista.

Edith González em promocional de Mulheres Assassinas 2 (Divulgação: Televisa S.A)

A jornalista Sonia Abrão foi a única profissional a trazer uma entrevista com Edith González. A atriz concedeu a sua primeira ao Brasil ao repórter Sergio Frias, no quadro Direto do México, do Falando Fracamente, atração vespertina apresentada no início dos anos 2000 no SBT. Na ocasião, a estrela estava gravando os últimos momentos de Salomé, seu maior êxito nas novelas.

Picture of Cadu Safner

Cadu Safner

Jornalista e editor-chefe do site Estrela Latina e repórter no portal LeoDias. Passou pela RedeTV!, Band, AllTV e nos portais Terra, Notícias da TV e Observatório da TV (UOL).

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter