Com 54 anos de idade, Fernando Colunga acumula vários sucessos em sua carreira como ator. No Brasil, o ator debutou com uma participação na telenovela Alcançar uma estrela, exibida pelo SBT em 1992. Em seguida ele voltou em Maria Mercedes e na reta final de Marimar, até que em 1997 o ator teve seu primeiro papel protagonista no país com Maria do Bairro.
Um dos trabalhos mais lembrados do ator pelos brasileiros é, sem dúvidas, o personagem Carlos Daniel Bracho em A Usurpadora, trama que protagonizou ao lado da atriz venezuelava Gabriela Spanic. Porém, antes de se converter em um ator de renome, Colunga iniciou como dublê, inclusive chegou a subistituir o protagonista de Amores Verdadeiros, em exibição pela emissora de Silvio Santos.

Na época, em 1988, Eduardo Yañez atuava como o protagonista da telenovela Dulce Desafío ao lado de Adela Noriega (O privilégio de amar). Em uma cena que o ator precisava subir numa moto e sequestrar a protagonista, que estava prestes a casar com outro, quem subiu no veículo foi Fernando Colunga, em vez de Yañez.
O protagonista de Amores Verdadeiros comentou que tinha sofrido um acidente de moto, e isso lhe deu aversão ao veículo. Sendo assim, o diretor decidiu colocar um dublê para fazer a cena. O escolhido foi Fernando Colunga, na época com 22 anos de idade.
Recentemente Fernando estava prestes a retornar para a televisão em uma série ousada que prepara a rede Telemundo nos Estados Unidos, contudo, o ator decidiu abandonar o projeto. Porém, de acordo com a emissora hispânica, o astro seguirá em novos projetos que estão a vista.