Interpretada por Sofia Vergara (Modern Family), a série Griselda, recém-estreada na Netflix, conta em seis episódios a história de umas das maiores traficantes da Colômbia, Griselda Blanco. Conhecida por “Madrinha da Cocaína”, ela produziu um dos cartéis mais lucrativos da década de 70 e 80.
Com direção de Eric Newman, a história baseada em fatos reais se passa em 1978, quando Griselda se muda da Colômbia para Miami.
Além dos três filhos, cabe contar, ela levou também três quilos e meio de cocaína, construindo um império onde só tinha homens. Com sua capacidade de gestão, brutalidade e violência, sobretudo, Griselda ganhou destaque entre os principais nomes do tráfico.
Processo por parte de familiares
Um problema de fazer histórias inspiradas em pessoas ou histórias reais, é a autorização por parte de familiares.
Os filhos da já falecida Griselda, abriram um processo contra a Netflix e Sofia Vergara. O interesse era tentar impedir o lançamento da produção, mas foi em vão. Griselda, a série, está disponível desde o dia 25 de janeiro.
Segundo o TMZ, Michael Corleone, filho caçula, concede entrevistas para todos os interessados na vida da mãe, mas não foi consultado pela Netflix durante a produção da série e nem pediram autorização de uso de imagem. Ou seja, a série não conta com informação da família, apenas pesquisas e outras fontes.