Apesar de “circo”, Evlilik Hakkında Her Şey é uma dramédia inteligente

Picture of Jonathas Lopes
Jonathas Lopes
"Evlilik Hakkında Her Şey" é um drama cheio de barracos e muita intriga. (Foto: Divulgação/MF Yapım).

Sem dúvidas, o novo drama da MF Yapım, Evlilik Hakkında Her Şey (Tudo Sobre Casamento) é um dos destaques da nova temporada de ficções da Fox Turquia. Acontece que a dizi (novela turca) tornou-se uma das poucas estreias da emissora que se mantém firme no ar.

De fato, a produção tem seus méritos. Desde que estreou – em 21 de setembro de 2021, o drama tem balançado a audiência com casos conjugais convergindo para o divórcio e vários escândalos, entregando um produto com muito circo, e claro, entretenimento.

Mas qual a história de “Evlilik Hakkında Her Şey”?

O folhetim acompanha a rotina de uma família de advogadas de direito familiar – as Cevhers. A filha mais velha, Azra (Gökçe Bahadır), encontra-se diante um grande conflito. Assim, enquanto decide deixar o escritório de sua mãe – Çolpan (Sumru Yavrucuk) – para se aliar ao rival dela, Erman Arsen (Erdal Küçükkömürcü), na busca de independência, também descobre que seu marido está envolvido em um escândalo de traição que aumentou os casos de divórcio no país.

Por outro lado, Azra também acaba reencontrando seu amor da juventude – o também advogado Yıldırım (Yiğit Kirazcı), o que mais uma vez balança suas emoções. Ademais, a família Cevher é abalada quando o passado retorna com força. Isto é, após 25 anos o pai das filhas de Çolpan reaparece vivo e disposto a recuperar o amor de suas filhas.

Remake de uma série britânica

A novela é baseada na série britânica The Split. Porém, diferente da original, tem um tom mais folhetinesco – com toques de comédia. Ainda assim, é uma narrativa com situações inteligentes e resoluções que instigam o público.

Temáticas sociais – as mulheres sempre em pauta

Além disso, o drama abre espaço para a discussão de temas sociais como violência de gênero, empoderamento feminino, dentre outros. Por certo, um dos casos que mais chocou o público foi o de Ceylan (Deniz Gündoğdu) – casada com um homem abusivo que quase a matou. Dessa forma, a personagem acabou ficando fixa no programa e tornou-se assistente de Çolpan.

Romances

Mesmo em meio a diversos casos de divórcio, a série também rende suspiros com os casais. No entanto, o drama passa por diversas mudanças até estabelecerem pares fixos.

Por exemplo, a princípio, a filha do meio – Sanem Cevher (Gökçe Eyüboğlu), que sofre de Cleptomania, se apaixona por um rapper chamado Ural (Fırat Altunmeşe), o qual a procura para conseguir a tutela de sua filha. Assim sendo, os dois tornam-se um casal, porém o relacionamento chega ao fim quando ele decide ir embora da Turquia.

Em seguida, surge Bora (Serkan Altunorak) – uma espécie de justiceiro sem motivos – que busca vingança contra Çolpan e Erman. Desde sua entrada, fica clara a ideia dos roteiristas em fazê-lo o novo par da advogada.

Apesar da mudança, acredito que o romance com Bora é mais sólido, uma vez que Ural nem tinha relação direta com os demais personagens, enquanto Bora sim, pois agora todos o conhecem como filho de Erman Arsen.

Enquanto para Azra, Yıldırım parecia ser o cara certo, todavia, a mocinha descobre que o seu amor do passado jogou sujo para recupera-lá e isso levou o escritório da sua família a falência. Dessa forma, o resultado é claro: ela termina com ele numa sequência memorável.

Ainda assim, essa série sempre nos surpreende, e agora surgiu Efe Avcı (Barış Kılıç) – outro advogado – que junto com Azra, vai desvendar o novo mistério do enredo: quem matou Yıldırım?

Narrativa procedural

Como a trama tem como pano de fundo os casos de divórcio, é claro que ao longo dos episódios diversos personagens vão surgindo com casos isolados. Alguns mais rápidos, enquanto outros prolongam-se por várias semanas e são cheios de reviravoltas. Nesse caso, o que mais chamou atenção foi o de Songül Berksoy (Selen Uçer) – que foi pedida em divórcio na frente das advogadas. O caso dessa cliente fez tanto sucesso que logo ela volta com outro problema – e muitos barracos.

Uma trama de intrigas

Talvez o ponto mais alto do roteiro escrito por Toprak Karaoğlu, Seda Çalışır Karaoğlu e Ayşe Canan Ertuğ sejam os conflitos. Desse modo, os personagens estão sempre diante de grandes intrigas que põe a prova a fidelidade entre eles.

Contudo, o texto possui diversos alívios cômicos como o romance entre Çolpan e Erman; Sanem e sua forma engenhosa de resolver casos, dente outros. Além disso, os personagens possuem bordões que os tornam únicos como o “sem escrúpulos” e “estrupício” de Çolpan e o fato de Sanem chamar Bora de “canalha”, enquanto ele a chama de “oferecida”.

Uma direção de milhões

Por certo, outro grande atrativo desse folhetim é a direção empoderada de Yusuf Pirhasan e Volkan Keskin. Assim, sempre os personagens são apresentados com alguma trilha sonora intensa e uma entrada que exala soberania.

Outro recurso muito usado no início da trama é a quebra da quarta parede. Dessa forma, a protagonista Azra em certos momentos fica de frente para a câmera e conversa com o público.

Curiosidades:

  • O grande arco de infidelidade da série, que envolve o marido de Azra foi inspirado no caso real do site de relacionamentos “Ashley Madison” em 2015. Na ocasião, hackers roubaram quase 10 GB de dados do site. Por sua vez, na série o site foi batizado de “Sala Secreta”;
  • O caso de Hızır Mutlu (Anıl Çelik) desenvolvido entre os episódios 13 a 16 recebeu inspiração do filme norte-americano I Am Sam (Uma Lição de Amor no Brasil). O longa retrata a luta de um pai com idade mental de 6 anos para conseguir a guarda da filha pequena;
  • Um dos casos mais recentes, que envolve o divórcio entre Buket (Gizem Erman Soysaldı) e Haluk (Reşit Berker Enhoş) é semelhante ao arco principal do filme The Wife (A Esposa, no Brasil). O filme gira em torno do caso de um escritor que vende os livros escritos por sua esposa, mas é ele quem recebe o mérito.

Ainda em andamento, Evlilik Hakkında Her Şey é uma trama divertida, com boas mensagens e personagens femininas cativantes.

Nota: 8,5

Picture of Jonathas Lopes

Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter