Título original: Dolunay (Lua Cheia)
Produção: Yagmur Ünal/No Dokuz Productions
Roteiro: Fikret Bekler, Elif Ozsut, Aysen Günsu Teker, Kerim Ceylan e Zeynep Arslanpay
Direção: Cagri Bayrak
Nº de capítulos: 26 (Temporada única); 85 (Versão internacional)
País/Ano: Turquia/2017
Partindo de uma fórmula simples, sem apelar para grandes reviravoltas e focando apenas em conflitos familiares adoçados com muito romance, Dolunay se consolidou como uma das comédias românticas turcas mais queridas. A trama foi exibida originalmente em 2017 pelo canal turco Star TV, e foi protagonizada por Can Yaman e Özge Gürel.
A HISTÓRIA
A trama narra a história de Nazli (Özge Gürel) – ou Naziyme, seu nome de batismo, uma aspirante a chefe de cozinha que, em meio a uma ameaça de despejo, resolve aceitar um emprego como chefe privada na casa de um empresário muito rico, Ferit Aslan (Can Yaman).
As instruções para Nazli são bem claras, ela deve chegar ao meio dia e sair antes das cinco da tarde, evitando encontrar com seu patrão, o qual Nazli confunde com um ancião. Em contrapartida, Ferit também pensa que Nazli é uma senhora de idade, uma vez que possui um nome (Naziyme) fora dos padrões modernos, risos. Após diversos desencontros, Nazli e Ferit se encontram e a atração é mútua, porém Ferit possui um gênio um tanto arrogante, enquanto Nazli é alegre e desastrada, dois perfis totalmente contrários.
A situação muda quando Nazli conhece Bulut (Alihan Türkdemir), sobrinho de Ferit, a amizade dos dois é instantânea. Com a morte dos pais de Bulut, Ferit briga pela guarda do sobrinho, porém perde para Demet (Alara Bozbey), irmã do pai da criança e ex de Ferit, a qual recebe a guarda por ter uma união estável com Hakan (Necip Memili), traiçoeiro e inimigo de Ferit. Para Ferit recuperar a guarda de Bulut ele precisa estar casado e, em meio a essa situação, Nazli aceita a proposta de casamento para salvar Bulut.
MAS É BOA?
Dolunay é uma trama simples, uma vez que não possui giros tão surpreendentes. A trama aposta alto em momentos sutis, tendo como foco principal o romance do casal protagonista. Para quem procura uma história água com açúcar, com objetivo apenas de passar o tempo, essa novela é uma excelente opção.
O interessante aqui é que a novela não precisa apelar para cenas de violência a fim de fazer sucesso, bastou reunir um bom elenco, um romance fofinho e apostar em divertidos alívios cômicos.
A novela possui uma excelente direção de arte, com figurinos elegantes, cenários espaçosos e muito bonitos. Outro ponto a favor é a iluminação, sempre bem ajustada, conferindo um toque realista à fotografia. A trilha sonora também é um charme a parte.
Apesar de ter uma excelente qualidade técnica, Dolunay escorrega no roteiro. Infelizmente a trama, embora bem curta (são apenas 26 capítulos de 120 min!), apresenta poucos acontecimentos em relação à todo o período que ficou no ar. Para se ter uma ideia, o casamento dos protagonistas (que, digamos, é a grande virada na história), só ocorre no capítulo 16, ou seja, leva muito tempo para a trama, de fato, engrenar. Mas isso não torna a novela desinteressante, pois como foi dito acima, a história é para amantes de comédias românticas clássicas, portanto, nesse período, romantismo e momentos de muita fofura são o que não faltam. Um dos arcos recorrentes nos primeiros 16 capítulos é o triângulo amoroso envolvendo Nazli, Ferit e Deniz (Hakan Kurtaş).
Outro fator que favorece a trama nesse período, são os conflitos entre os protagonistas. É algo que prende o telespectador, uma vez que os atores têm uma química incrível em cena, e isso faz com que o público torça para que eles resolvam suas diferenças e fiquem juntos logo.
Após o casamento dos protagonistas, o folhetim usa e abusa do mesmo: um casal de vilões que deseja separar os mocinhos e, para isso apostam em mentiras e intrigas, a mãe de Ferit que do nada decide ir morar com o filho e reprova o casamento dele com Nazli, e claro, não podia faltar o clássico plot da namorada do passado, que retorna e deseja recuperar o amor do mocinho a qualquer custo.
A reta final da trama, entretanto, é bem movimentada e gira em torno do grande plano dos vilões para separar os protagonistas, entregando a grande revelação do ódio de Hakan por Ferit e alguns momentos de tensão, enquanto o primeiro ameaça tirar a vida de Nazli, sem sucesso.
O desfecho da novela é daqueles bem previsível, com os protagonistas indo a uma festa e a mocinha revelando que está grávida, porém a forma como tudo é conduzido torna as cenas um tanto especiais, capaz de proporcionar um sorriso no rosto do público.
E O ELENCO?
Dolunay reuniu um bom elenco, todos muito bem, porém merecem destaque o pequeno Alihan Türkdemir, a carismática Özge Gürel, Can Yaman esteve muito bem como Ferit, Öznur Serçeler como a divertida Fatoş e Necip Memili como o terrível Hakan.
O MELHOR DE DOLUNAY
O CASAL PROTAGONISTA
Ferit e Nazli são o casal clássico de comédias românticas – muito opostos -, enquanto o mocinho é sério e arrogante, a mocinha é alegre e desastrada. O casal foi e é um sucesso!
UMA PROTAGONISTA ESPONTÂNEA E DIVERTIDA
Nazli não é uma mocinha chorona e sofrida, muito pelo contrário, ela é alegre, distribui espontaneidade e acima de tudo, corre em busca de seu grande sonho: ter o seu próprio restaurante e ser uma chefe profissional.
O PEQUENO BULUT
Alihan Türkdemir esbanjou talento como Bulut, o ator é carismático, e manda muito bem na interpretação. Sem dúvidas, o garoto foi o grande destaque dessa história, no quesito atuação. Uma das cenas mais emocionantes é quando Bulut conta à Nazli que seus pais estão mortos (é de partir o coração!).
O PIOR DE DOLUNAY
O MUSICAL NO ÚLTIMO CAPÍTULO
O final de Dolunay foi exibido na Turquia no dia 31 de dezembro de 2017, e como era véspera de ano novo, os produtores tiveram a excelente ideia (só que nunca!), de preencher o desfecho da história com um show de quase 1 hora de duração (ainda bem que existe a função pular no reprodutor de vídeo, ideal para momentos como esse!). O último capitulo teve 90 minutos de arte, porém apenas 20 min são aproveitáveis (lamentável!).
CURIOSIDADE
No capítulo 7 original foi ao ar o primeiro beijo dos protagonistas, porém o beijo teve um pouco mais de 1 minuto de duração, o que poderia incomodar o público mais conservador do país. Pensando nisso a cena foi em parte censurada na TV aberta, sendo disponibilizada, posteriormente, na internet.
DOLUNAY É UMA LUA CHEIA DE EMOÇÕES!
No geral Dolunay é uma trama divertida, apaixonante, capaz de entreter qualquer pessoa. As vezes tudo que precisamos é de uma história como essa para arrancar aquele sorriso e nos prender em frente a tela.
PONTUAÇÃO: 8.0/10
Já assistiram Dolunay? O que acharam? Deixem recomendações nos comentários, até breve!