Dizi: saiba como funciona a indústria de telenovelas da Turquia

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Jonathas Lopes
Yasak Elma é o drama mais bem sucedido da Fox na Turquia nos últimos anos. (Foto: Divulgação/Fox Turquia).

Desde 2014 as novelas turcas (ou dizi, como são conhecidas na Turquia), conquistaram o continente latino-americano e permanecem como uma das indústrias que mais exportam séries de TV. O jornal espanhol El País, para se ter uma ideia, nomeou o país otomano como a nova fábrica de telenovelas.

De fato, essas produções possuem um charme que explica o seu sucesso ao redor do mundo. Nesse sentido, destacam-se os enredos dramáticos, romances contos de fadas, mensagens sociais, além de uma trilha sonora envolvente. Desse modo, com tantos elementos chamativos, difícil esses folhetins passarem em branco.

Ademais, não foi só o público que “comprou” a ideia dessas ficções, mas o próprio Emmy Internacional abriu as portas para as diziler (plural de dizi). Em 2017, como exemplo, Kara Sevda (Amor Eterno) se tornou a primeira atração da Turquia a ganhar um Emmy de Melhor Telenovela.

Outras produções do país vez ou outra ganham destaque nessa premiação, como são os casos de Cesur ve Güzel (O Bravo e a Bela) e İstanbullu Gelin (A Noiva de Istambul).

Dizi, série ou telenovela? Há alguma diferença?

A resposta é não. Independente do formato de exibição, todas acabam sendo ficções televisivas que tratam dos mesmos temas. A ideia de “série” está atrelada a indústria americana, o que é um pensamento equivocado, pois séries de TV são qualquer enredo produzido para a televisão (ou streaming agora).

Por certo, a “novela” é um gênero, e não um produto. Nos países latinos o termo acabou virando um formato televisivo – a telenovela. Enquanto isso, na Europa, “série” é o termo predominante, e “novela” é um gênero, assim como o “thriller policial”, “suspense”, dentre outros.

Nesse caso, como a Turquia situa-se em parte da Europa, a expressão “dizi” acabou virando “série de TV”. Apesar disso, as produções turcas sofreram muita influência de folhetins latinos no final do século XX, por isso, as ficções do país acabaram recebendo bastante ‘bagagem’ das nossas “novelas”.

Em resumo, o que a Turquia produz como ficção são novelas dos mais variados subgêneros: a comédia romântica, o drama, o thriller policial, dentre outros.

Desse modo, são histórias com narrativas contínuas, mocinhos e mocinhas lutando por seu amor, e, por outro lado, vilões que fazem de tudo para atrapalhar.

A indústria de novelas da Turquia

Um fato curioso é que os turcos possuem o costume de produzir dramas semanais, os quais contém episódios de até 3 horas de duração. No entanto, há também as atrações diárias – produções de menor porte feitas para um público específico do país.

Ainda assim, o comum entre elas é a divisão do enredo por temporadas. Assim sendo, uma mesma novela pode ficar no ar por vários anos. Porém isso ocasiona problemas, como desfalques de elenco e furos de roteiro – na tentativa de esticar as tramas.

Por certo, o fato de adotarem várias temporadas para um mesmo show deve-se a uma questão estratégica para faturar mais.

Isto é, durante o ano, o período do inverno é quando as pessoas estão mais presentes em casa, portanto, uma maior audiência na TV.

Enquanto isso, no verão (férias escolares) – devido ao clima mais quente, o share (percentual de TV’s ligadas) diminui, assim, menos audiência.

Temporadas de “verão” e “inverno”

Para contornar esse problema, essas ficções são divididas em temporadas para dar um descanso para o público, e, além disso, garantir “novidade” todo semestre.

Por outro lado, durante o verão por muito tempo investiram em enredos juvenis como o remake de Gossip Girl (Küçük Sırlar).

O objetivo era atrair a audiência infanto-juvenil durante o período das férias escolares. De fato, houve resultado durante alguns anos, contudo com o crescimento das redes sociais, a TV acabou sendo a última opção de entretenimento para os jovens.

Ainda assim, passou-se a investir em outro modelo – as comédias românticas (tramas ainda juvenis, mas com uma pegada ‘para toda a família’).

Esse modelo continua até hoje. Portanto, todo ano, a partir do mês de junho, diversas emissoras do país anunciam suas comédias românticas da temporada de verão.

Curiosamente, essas produções acabaram contagiando o público de outros países, e hoje em dia são as que mais repercutem nas redes sociais, como foi o caso recente de Sen Çal Kapımı.

Super produções ou exagero da crítica?

Além do sucesso de público, as novelas turcas agradam bastante a crítica especializada. De acordo com estudiosos, são produções com direção de cinema, com investimento em fotografia e locações.

Sem dúvida, essas informações são reais. As ficções na Turquia recebem muito cuidado técnico, e se diferenciam de outros folhetins latinos por esse tratamento.

Só para exemplificar, as gravações das novelas turcas não acontecem em estúdios, mas sim em locais reais (prédios, restaurantes, hospitais, etc.).

Por isso, algumas dessas produções tem dias específicos para filmar, pois dependem da disponibilidade das locações para rodarem as cenas.

Por outro lado, os roteiros não se afastam tanto do que estamos acostumados a consumir. São histórias do cotidiano, as vezes com uma pegada mais engajada, porém feitas para todos. Assim, acabam por ser histórias de vida; para pobres e ricos; com crime, traições, amores impossíveis e etc.

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Jonathas Lopes

Amante de teledramaturgia e cinema. Crítico de televisão nas horas vagas, e apaixonado pelo universo Star Wars.

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