O seriado Chaves conquistou toda a América Latina com as aventuras do menino orfão que morava em um barril e a atrapalhada turma da vila. Cheio de personagens icônicos, o programa mexicano encerrou há mais de 30 anos, porém até hoje é relembrado com muito carinho pelo público.
Um dos personagens mais memoráveis da atração é Quico, interpretado pelo ator e comediante Carlos Villagrán, o qual na série vive o filho único de Dona Florinda (Florinda Meza), um garoto mimado que sempre veste uma roupa de marinheiro. Com o sucesso do personagem, o ator tentou convencer o criador de Chaves a criar um próprio programa para Quico, porém conflitos autorais atrapalharam os planos do artista.
Anos antes de seu falecimento, Roberto Gómez Bolaños (Chespirito), criador do programa mexicano, explicou essa turbulenta situação, o qual revelou que estava de acordo com a atração desde que Villagrán respeitasse uma única cláusula: nos créditos finais o nome de Bolaños deveria aparecer como criador do personagem, fato este que Carlos não aceitou.
“Ei, Carlos Villagrán veio e disse que quer fazer um programa com o” Quico “. Você dá sua autorização para ele? E eu disse que sim.” O problema foi quando lhe perguntaram quanto dinheiro ele queria cobrar pelos direitos do nome, mas Chespirito garantiu que nada, apenas que colocassem “Agradeço a Roberto Gómez Bolaños pela autorização para usar o personagem de sua criação“, disse ele.
Carlos considerava que Quico era resultado de sua própria criação, e não de Bolaños, sendo assim, o comediante seguiu adiante com seu projeto, porém teve que modificar a escrita do nome do personagem, passando de “Quico” para “Kiko”, a fim de não ser barrado pelos direitos autorais.