Por Thaís Queiroz
Christopher Andrés Álvarez García, nascido no dia 16 de setembro de 2001, no Chile, teve uma juventude cheia de superação e traumas, onde convivia ao lado do tráfico e criminalidade, o que o levou a passar uma noite na cadeia por roubo de um dinheiro que usaria para gravar seu primeiro vídeo.
Após a lição, entendeu que teria que escolher entre o crime e a música. Cris MJ também revelou que teve um episodio de depressão onde tentou se matar 3 vezes após ver sua tia morrendo bem na sua frente, e acompanhar e recuperação de seu pai que havia sido atingido por tiros. Com a ajuda de seus amigos, ele saiu de seu estado depressivo e seguiu com a música.
Cris MJ tem como principais influências Bad Bunny e Daddy Yankee. Ele fazia covers e imitava o estilo dos astros quando criança, o que o fez sonhar com a vida de cantor de reggaeton.
A primeira grande oportunidade na música veio através do trap e rap, quando trabalhou em cima desses estilos em seu primeiro contrato com uma gravadora. Em seguida, assinou com outra gravadora que lhe daria a liberdade artística de finalmente trabalhar como cantor de reggaeton.
Seu primeiro sucesso solo, um verdadeiro divisor de águas, aconteceu em janeiro de 2022, com Una Noche En Medellín, que em dois dias de lançamento bate a marca de mais de 2 milhões de plays no YouTube, foi capa na maior playlist do Spotify do Chile, duas vezes disco de platina no Chile, e ouro na Itália.
Cris MJ ganhou o título de primeiro chileno a entrar no top 30 globais do Spotify, e como se não bastasse todo o sucesso, a música ainda ganhou um remix com a cantora latina mais valorizada do momento Karol G.
Os êxitos de Cris MJ não pararam por aí, pois durante toda a explosão de Una Noche en Medellín, o cantor continuou fazendo sucesso, revolucionando a cena urbana latina do Chile e levando o nome do país junto com outros cantores de lá a outros níveis.
É o caso da música Marisola, uma parceria com o cantor Stanley que chegou ao top 1 Spotify Chile, e rendeu, inclusive, uma apresentação dos chilenos em São Paulo em setembro de 2023, no festival promovido pela casa noturna D’rumba.
No evento, Cris MJ fez uma apresentação de aproximadamente 40 minutos e performou o até então lançamento com seu parceiro.
O sucesso de Gata Only
O viral lançado por Cris MJ junto ao FloyyMenor tem atingido cada vez mais recordes nos charts. Com ela, os chilenos conseguiram emplacar em 1º lugar no top 10 hot latin songs da Billboard (a última vez que uma música chilena havia entrado nessa posição foi em 1990).
Gata Only conta com mais de 11 milhões de streamings nas plataformas oficiais dos EUA, teve seu peak em 27º no hot 100 da Billboard, teve a entrada em diversos países europeus como a mais ouvida, e o peak em 5º lugar como mais ouvida no Spotify global.
Com todo esse sucesso, a música não poderia ficar longe dos holofotes, o que acabou atraindo um remix onde Cris não fez parte mas contou com a participação de Anitta, Ozuna e o próprio FloyyMenor.