A busca por visibilidade entre a comunidade LGBTQIA+ vem dando passos importante – e cada vez maiores – nos últimos anos. Nesta terça-feira (6), o canal colombiano RCN lança a primeira novela local protagonizada por uma atriz transexual, batizada de Lala’s Spa.
A venezuelana Isabella Santiago será a encarregada de dar vida a Lala, uma cabeleireira que, assim como sua própria intérprete, nasceu em um corpo masculino, mas sempre se identificou com o gênero feminino.
Após uma temporada em Paris, onde realiza sua transição de Lalo para Lala, ela retorna a Bogotá para ajudar sua mãe a pagar as dívidas do spa que inaugurou. Alvo do preconceito dos próprios vizinhos por conta de sua condição trans, Lala é salva da agressão de um grupo de pitboys por Francisco (Ricardo Mejía), homem charmoso, foragido da polícia por conta de um crime que não cometeu.
Lala acredita na inocência do rapaz e, como prova de gratidão por ter salvado sua vida, aceita escondê-lo no spa de sua família enquanto ele reúne as provas de que necessita para provar a própria inocência. Com a convivência diária, Lala e Francisco acabam se apaixonando – tudo pode mudar, porém, quando ele descobrir que a amada é uma mulher trans.
Nascida em Caracas, capital da Venezuela, sob o nome de Kreiban Carballo Santiago, Isabella tem apenas 20 anos de idade e realizou há poucos anos sua transição de gênero. A escolha de seu nome social feminino foi feita em referência à personagem de Kristen Stewart na saga Crepúsculo, da qual a atriz é fã inveterada.