2021 não tem sido um bom ano para os fãs da novela infantil Floribella e de sua versão original, a trama argentina Floricienta. Enquanto a Band decidiu restringir a reprise da história de Maria Flor (Juliana Silveira) à primeira temporada, para dar preferência à exibição da trama portuguesa – e inédita – Nazaré, o canal Telefe tomou decisão praticamente idêntica em relação à obra que inspirou a atração do Morumbi.
A emissora de Buenos Aires optou por não reapresentar a segunda temporada de Floricienta na sequência da primeira, que está sendo transmitida novamente por lá desde agosto de 2020. A história seguirá no ar somente até o fim da fase atual, por mais duas semanas, e depois deixará em definitivo a programação.
O motivo dessa descontinuidade é a queda de audiência que a criação de Cris Morena registrou nos últimos meses. Em seus capítulos iniciais, Floricienta chegou a ser o programa mais visto da TV argentina em diversas ocasiões. De uns tempos para cá, no entanto, estacionou nos 7 pontos, considerados baixos para a faixa em que é exibida.
Inconformados, os fãs do folhetim protagonizado por Florencia Bertotti tem se mobilizado através de campanhas nas redes sociais, exigindo que a segunda parte da saga infanto-juvenil também seja apresentada pela Telefe.
Assim como na versão brasileira, a transição entre as duas temporadas de Floricienta é também marcada pela morte do herói original, Frederico Fritzenwalden (Juan Gil Navarro / Roger Gobeth), dando margem ao surgimento de um outro galã, o conde Máximo (Fabio Di Tomaso / Mário Frias), como o novo amor da protagonista.
Vale acrescentar porém que, diferentemente da Telefe, a Band não descartou de vez a sequência de Floribella em sua programação. Em contato com o portal Observatório da TV, o canal dos irmãos Saad confirmou estar avaliando a possibilidade de reprisar a segunda temporada do remake brasileiro na ocasião oportuna.