Baby Bandito, série chilena que virou sensação na Netflix e já se consagra como uma das produções mais vistas da plataforma nas últimas semanas, é inspirada na vida de Kevin Olguin, um dos principais envolvidos no conhecido caso “assalto do século”, ocorrido em 2014, onde cerca de US$ 6 bilhões foram roubados.
Durante o assalto, foi ele quem espalhou os “miguelitos” que lhe permitiram fugir com o saque milionário em apenas três minutos. Com parte do dinheiro, ele viajou para a Europa com a namorada e viveu uma vida de luxo. Mas ele acabou preso e extraditado de Barcelona para a Itália, em 2016, onde foi batizado de “Baby Bandito”.
A série estreou no dia 31 de janeiro, tendo como protagonistas os atores Nicolás Contreras e Francisca Armstrong.
Segundo o que foi noticiado na época, o saque do roubo chegou a mais de 6.000 milhões de pesos chilenos. Um montante que na altura equivalia a cerca de 10 milhões de dólares norte-americanos.
Sendo assim, uma soma de dinheiro nunca antes vista num assalto no Chile, e que marcou um antes e um depois na história criminal do país.
Quanto dinheiro foi recuperado do assalto?
Após exaustiva investigação policial, aquele grupo de nove criminosos, que se disfarçaram de funcionários de uma empresa especializada na recepção, processamento e transporte de valores mobiliários em todo o país, entraram no aeroporto de Santiago do Chile em uma van branca às 6 da manhã, foram presos nos anos seguintes. No entanto, apenas uma pequena parte do dinheiro roubado (10%) foi recuperada.