Aarón Díaz, de “Teresa” e “Betty”, é “crucificado” na web por recriar A Última Ceia: “Desrespeito”

Picture of Cadu Safner
Cadu Safner
Aarón Díaz é duramente criticado ao recriar a Santa Ceia (Reprodução: Instagram/Montagem Estrela Latina)
Aarón Díaz é duramente criticado ao recriar a Santa Ceia (Reprodução: Instagram/Montagem Estrela Latina)

O ator Aarón Díaz se envolveu em polêmica nas últimas horas devido a publicação de uma foto, onde recria A Última Ceia.

O ator achou que seria uma boa ideia recriar a pintura de Leonardo da Vinci, onde Jesus aparece ao lado de seus discípulos, horas antes de ser crucificado.

Ironicamente, após a publicação da brincadeira entre amigos e família, o ator que ficou conhecido no Brasil por co-protagonismo em Teresa e Betty a Feia em NY, foi “crucificado” por várias pessoas nas redes sociais, que condenaram a situação como “falta de respeito”.

‘Que desrespeito’, ‘Para fazer isso, só espero que você leia a Bíblia para saber sobre o significado da Última Ceia’, ‘Terrível esta foto de mau gosto’, ‘Sacrificial’, ‘Ridículo’, ‘Blasfêmia é o nome desta foto’.

‘Eles não conseguem encontrar o que fazer para ganhar seguidores ‘,’ Querer parecer alguém tão grande e supremo como DEUS ‘, foram alguns dos comentários intensos que o ator recebeu. Poucas horas depois a foto foi excluída pelo artista. E você, o que achou?

A obra de Da Vinci também é uma reconstituição histórica

Por outro lado, houve pessoas que não entenderam quando o ator desrespeitou Deus ou crentes católicos, cristãos, testemunhas de Jeová ou outros seguidores de Cristo.

A Última Ceia também uma recriação histórica. Na verdade, foi uma encomenda que o duque Ludovico Sforza, de Milão, fez ao artista e inventor Leonardo da Vinci.

Já na época, a pintura também foi objeto de polêmica, pois Leonardo escolheu o momento mais dramático do Evangelho segundo João (Jo 13,21), onde Jesus anuncia que um de seus doze discípulos o trairá.

Observa-se também na obra que entre Pedro Simón e Judas Iscariotes se vê uma mão segurando uma faca, considerada de mau gosto pelas pessoas de sua época.

No entanto, o significado disso é o prenúncio de uma traição; Outra interpretação popular é a de Pedro desembainhando a espada em defesa de Jesus contra o inimigo, que naquele momento entregou o filho de Deus com um beijo.

Da Vinci nunca reconheceu Jesus ou seus discípulos como santos

Antes de A Última Ceia de Da Vinci , havia outras pinturas de vários artistas recriando esse momento. No entanto, em todas as versões anteriores desta cena, eles tinham algo em comum: halos.

A única obra em que esses halos não aparecem é precisamente em A Última Ceia de Leonardo da Vinci , que não os colocou ali por um único motivo: nunca considerou que Jesus e seus discípulos fossem santos.

Mario Taddei,  um acadêmico italiano, estudioso de Leonardo da Vinci  e especialista em arte, argumenta que o pintor florentino ignorou a fórmula que representava Jesus e os apóstolos como santos para transmitir a mensagem de que todos eles, em particular Jesus, eram pessoas comuns. E mortal.

Picture of Cadu Safner

Cadu Safner

Jornalista e editor-chefe do site Estrela Latina e repórter no portal LeoDias. Passou pela RedeTV!, Band, AllTV e nos portais Terra, Notícias da TV e Observatório da TV (UOL).

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter