A história oculta de ‘Bella Ciao’, o hino global projetado por La Casa de Papel

Picture of Cadu Safner
Cadu Safner
La Casa de Papel (Divulgação: Netflix)
La Casa de Papel (Divulgação: Netflix)

A quinta e última temporada de La Casa de Papel está prestes a estrear na Netflix. A série hispânica, que converteu-se na mais popular da plataforma de streaming, está repleta de elementos e signos que viraram hit, como Bella Ciao.

A música que já esteja no inconsciente dos fanáticos pela quadrilha de ladrões, apareceu pela primeira vez apenas no final da primeira temporada, em uma cena entre O Professor e Berlin, quando finalmente finalizam o roubo à Casa da Moeda. Com o avanço da série, o tema virou elemento-chave da história.

Mas ela alcançou um patamar global ao tocar durante um momento que ficou imortalizado na memória dos fãs, como um culto, quando Berlin faz O Professor prometer que não será pego, caso as coisas se complicarem, ao tempo em que, dentro da Casa da Moeda Nacional e Fábrica de Selos da Espanha, o resto da quadrilha coreana Bella Ciao cavava um túnel rumo à liberdade.

A origem de ‘Bella Ciao

Essa canção, que ficou conhecida por seu ritmo animado, não originou na série, como muitos possam imaginar. Seu surgimento está intimamente relacionado à resistência italiana ao fascismo de Benito Mussolini em meio à Segunda Guerra Mundial.

É daí que vem o lema da gangue de ladrões de máscaras de Dalí, chamados de “a resistência”. Por outro lado, a melodia com toques de heroísmo, também encontra suas raízes na adaptação musical da balada do gênero klezmer, nascida na comunidade judaica Ashkenazi, também conhecida como Judeus da Europa Oriental.

Picture of Cadu Safner

Cadu Safner

Jornalista e editor-chefe do site Estrela Latina e repórter no portal LeoDias. Passou pela RedeTV!, Band, AllTV e nos portais Terra, Notícias da TV e Observatório da TV (UOL).

Post Relacionados

Fique conectado!

Assine a nossa newsletter