A quinta e última temporada de La Casa de Papel está prestes a estrear na Netflix. A série hispânica, que converteu-se na mais popular da plataforma de streaming, está repleta de elementos e signos que viraram hit, como Bella Ciao.
A música que já esteja no inconsciente dos fanáticos pela quadrilha de ladrões, apareceu pela primeira vez apenas no final da primeira temporada, em uma cena entre O Professor e Berlin, quando finalmente finalizam o roubo à Casa da Moeda. Com o avanço da série, o tema virou elemento-chave da história.
Mas ela alcançou um patamar global ao tocar durante um momento que ficou imortalizado na memória dos fãs, como um culto, quando Berlin faz O Professor prometer que não será pego, caso as coisas se complicarem, ao tempo em que, dentro da Casa da Moeda Nacional e Fábrica de Selos da Espanha, o resto da quadrilha coreana Bella Ciao cavava um túnel rumo à liberdade.
A origem de ‘Bella Ciao‘
Essa canção, que ficou conhecida por seu ritmo animado, não originou na série, como muitos possam imaginar. Seu surgimento está intimamente relacionado à resistência italiana ao fascismo de Benito Mussolini em meio à Segunda Guerra Mundial.
É daí que vem o lema da gangue de ladrões de máscaras de Dalí, chamados de “a resistência”. Por outro lado, a melodia com toques de heroísmo, também encontra suas raízes na adaptação musical da balada do gênero klezmer, nascida na comunidade judaica Ashkenazi, também conhecida como Judeus da Europa Oriental.